Conselho Estadual de Trânsito - CETRAN RS

Bem-Vindo! 27 de Setembro de 2020

Buscar
Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Conselho Estadual de Trânsito - CETRAN RS
Brasão Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Imprimir   Fechar
Página Inicial  >  Notícias  >  "Drogômetro: um marco na fisca
Publicação 05.04.2016 às 10:47

"Drogômetro: um marco na fiscalização de trânsito", por Ildo Szinvelski

Aplicabilidade do drogômetro
Aplicabilidade do drogômetro - Foto: Internet

Com o início dos testes com o drogômetro no ambiente das blitze neste mês de abril, o Brasil dá um passo importante para a segurança no trânsito. Espera-se que a pesquisa desenvolvida pelo Centro Colaborador em Álcool e Drogas do Hospital de Clínicas de Porto Alegre com o apoio da Secretaria Nacional de Política de Drogas balize a regulamentação nacional sobre detecção de substâncias psicoativas em motoristas. O Detran/RS é parceiro nessa iniciativa e não poupará esforços para que a ferramenta esteja em uso no menor prazo possível.

Sob a batuta do Dr. Flávio Pechanski, renomado pesquisador da área de álcool e drogas, o estudo entra em sua terceira fase: a verificação da aplicabilidade dos aparelhos no ambiente das blitze da Balada Segura e da Polícia Rodoviária Federal. Os resultados, que serão apresentados em Gramado no mês de outubro, durante o Congresso Internacional de Álcool e Drogas, serão argumentos fundamentais para a homologação dos equipamentos.

O assunto já é debate na Frente Parlamentar em Defesa do Trânsito Seguro, da Câmara Federal, e seus membros estão comprometidos com a agilização do processo de regulamentação.  Tão logo o equipamento seja homologado, o Detran/RS o utilizará em todas as suas ações de fiscalização. A intensificação do uso do etilômetro nos últimos anos trouxe um resultado positivo na redução de acidentes no Estado. Não há dúvidas de que os resultados serão ainda melhores com o uso do drogômetro.

Diferentemente do exame toxicológico exigido para motoristas das categorias C, D e E, o teste do drogômetro é uma medida justa e eficiente, que atinge a todos igualmente e verifica as condições do motorista no momento em que está dirigindo. Além disso, não transfere para o cidadão a responsabilidade (e o custo) de retirar das ruas aqueles condutores sem condições de dirigir.

A pesquisa também é um exemplo de como a sociedade e o Estado podem atuar em conjunto para a solução de problemas complexos como a violência no trânsito. O Rio Grande do Sul espera ansiosamente pelo resultado e anseia que esse se torne mais um marco na redução da acidentalidade no país.

Aqui, mais informações sobre o drogômetro: http://www.detran.rs.gov.br/conteudo/39652/pesquisa-gaucha-com-drogometro-deve-balizar-legislacao-nacional

 

Texto do Diretor-Geral do DETRAN/RS, Dr. Ildo Mário Szinvelski.


Conselho Estadual de Trânsito - CETRAN RS

Expediente:
Av. Voluntários da Pátria, 1358
Porto Alegre, Rio Grande do Sul
CEP 90230-010
Horário de atendimento: das 8h30min às 12h e das 13h30min às 18h de segunda à sexta.
E-mail: atendimento@cetran.rs.gov.br - Fone: (51) 3288-1801


site da Procergs

Expediente
Horário de atendimento: das 08h às 17h de segunda à sexta.
Av. Borges de Medeiros, 1555 - 2º andar - Praia de Belas - Porto Alegre/RS - CEP 90110-150


site da Procergs

Se desejar enviar este conteúdo para mais de um destinatário,
separe os e-mails com (;) ponto-e-vírgula.
Campos com asterísco (*) são de preenchimento obrigatório.

*Nome do remetente
*E-mail do remetente
*E-mail(s) destinatário(s)
Mensagem
Limpar formulário
Enviar formulário
Conselho Estadual de Trânsito - CETRAN RS

E-Mail: cetran@cetran.rs.gov.br -
Compartilhar